sábado, 7 de maio de 2011

DICA: Rio de Janeiro: 5 botequins de responsa

Autor: Ricardo Freire
Postado em: http://www.viajenaviagem.com/


O botequim é a mais venerável das instituições cariocas. Mais democrático que o pub londrino, mais sociável que qualquer café parisiense, ainda mais exótico que os bares de tapas espanhóis, o botequim acolhe engravatados e banhistas saídos da praia com a mesma atenção.

Nos últimos anos aconteceu um fenômeno interessante: o botequim carioca foi revisitado pelos paulistanos, que criaram proto-botequins cariocas em São Paulo. O Rio então percebeu o potencial dos pés-limpos e assim surgiram as redes de neobotequins espalhando franquias Rio de Janeiro afora. Todos são agradáveis, animados e servem chope gelado.

Mas se você estiver à procura de autenticidade, procure botequins de endereço único, como esses cinco da lista.

CHICO & ALAÍDE (Leblon)

O Leblon é o bairro do Rio que é mais facilmente associado às celebridades. Mas neste caso estamos falando de celebridades de outro gênero: Chico era o garçom mais famoso do Bracarense; e a Alaíde, a inventora dos petiscos que deram fama ao botequim. Em 2009 os dois resolveram partir o negócio próprio, e abriram o bar que leva os seus nomes. Espere encontrar a haute petiscaria de Adelaide (tudo é ótimo, mas não perca os bolinhos de aipim com camarão) e alguma espera para conseguir mesa.

Onde: Dias Ferreira, 679, esquina com Bartolomeu Mitre; tel. (21) 2512-0028.

Aberto: todos os dias até a meia-noite (domingo, até 23h).

ADEGA PÉROLA (Copacabana)

As quadras internas de Copacabana, longe da praia, escondem segredos que passam batidos pelos forasteiros. Localizada para lá da rua Tonelero, a Adega Pérola é cultuada por gourmets: é um bar de tapas português (na verdade, madeirense) nos recônditos de Copa. O cardápio do dia está exposto, ao vivo, no balcão de vidro. Alguns itens são vendidos por unidade (como a sardinha marinada), outros por peso (como a salada de bacalhau). Venha com fome, depois da praia (se vier de Ipanema, pegue o metrô e desça na estação Siqueira Campos).

Onde: R. Siqueira Campos, 138, quase esquina com Tonelero; tel. (21) 2255-9425.

Abre: de segunda a sábado, até a meia-noite.

BAR DO MINEIRO (Santa Teresa)

Muita gente reduz Santa Teresa à rua do bonde. Pois acabam não vendo um dos points mais animados do bairro, que fica numa ruazinha perto do Largo dos Guimarães. O Bar do Mineiro junta cerveja gelada, bons petiscos (pastel de feijoada é o top) e gente bonita em iguais proporções. Fiéis à origem do dono do bar, as caipirinhas são feitas com cachaça mineira. A feijoada, servida no fim de semana, é concorridíssima, e vem em duas versões (leve e tradicional). Termine seu passeio por Santa aqui.

Onde: R. Paschoal Carlos Magno, 99, perto do Largo dos Guimarães; tel. (21) 2221-9227.

Abre: de terça a sábado até 1h; domingo até a meia-noite.

ACONCHEGO CARIOCA (Praça da Bandeira)

Alguns dos melhores botequins do Rio estão fora da Zona Sul. Este fica na Praça da Bandeira, razoavelmente próximo ao Maracanã, e foi alçado ao Olimpo dos botecos depois que sua dona criou um bolinho de feijoada que conquistou a crítica. O sucesso é tamanho que o bar precisou se mudar recentemente para um ambiente com praticamente o dobro do tamanho. Vá em turma para experimentar outros bolinhos criativos — e também o famoso jiló da casa, servido com queijo de cabra.

Onde: R. Barão de Iguatemi, 379, perto da Praça da Bandeira; tel. (21) 2273-1035.

Abre: de terça a sábado até a meia-noite; domingo até as 18h.

CANECO GELADO DO MÁRIO (Niterói)

Niterói sempre proporciona passeios bacanas. Para começar, ali estão algumas das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro, como do alto do Parque da Cidade ou da praia de Camboinhas. Niterói também tem a Fortaleza de Santa Cruz, o Museu de Arte Contemporânea de Oscar Niemeyer e o ambiente surf da praia de Itacoatiara. Não importa qual for o seu objetivo do dia em Niterói, encerre o passeio neste tradicionalérrimo boteco do centro da cidade. As salas se sucedem (querendo ar condicionado, vá para o fundo) e as mesas estão sempre lotadas de gente se esbaldando com os famosos pastéis da casa.

Onde: Visconde do Uruguai, 288, esquina com Marquês de Caxias, no Centro; tel. (21) 2620-6787.

Abre: de segunda a quinta até as 23h; sexta até a 1h; sábado até as 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário